quinta-feira, 12 de junho de 2008

CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

Esse ano comemora-se, aqui no Brasil, os 100 anos da imigração japonesa. http://www.japaocentenario.mre.gov.br/ Foi no dia 18 de junho de 1908, que chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo.
O começo da imigração foi um período difícil, pois se depararam com muitas dificuldades, como a língua diferente, os costumes, a religião, o clima, a alimentação e até mesmo o preconceito. Muitas famílias tentavam retornar ao país de origem, porém, eram impedidas pelos fazendeiros, que as obrigavam a cumprir o contrato de trabalho, que geralmente era desfavorável aos japoneses. Mesmo assim, eles venceram estes problemas, obtendo grande sucesso em solos brasileiros.
A maioria dos imigrantes escolheram o estado de São Paulo, pois nesta região já existiam colônias com um grande número de japoneses. Porém, algumas famílias espalharam-se por vários cantos do Brasil, como a agricultura no norte do Paraná, produção de borracha na Amazônia, plantações de pimenta no Pará, entre outras.
A comemoração pelo centenário está mobilizando toda a sociedade brasileira, e com isso diminuindo a distância entre o nosso país e a terra do sol nascente. Foram programados muitos eventos, dentre eles a Semana Cultural Brasil Japão que será realizada em São Paulo, entre os dias 14 a 22 de Junho. http://www.centenario2008.org.br/ .
Atualmente, o Brasil é o país com a maior quantidade de japoneses fora do Japão, possuindo cerca de 1,5 milhões de descendentes. Totalmente integrados à nossa cultura, contribuem com o crescimento econômico e desenvolvimento cultural do país. Os japoneses trouxeram junto com a vontade de trabalhar, sua arte, costumes, língua, crenças e conhecimentos que contribuíram muito para o Brasil.

Nenhum comentário: